Sport Blog - Ralis

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

sábado, janeiro 05, 2008

Imprensa estrangeira afirma que futuro do Dakar está em risco

A imprensa estrangeira, nomeadamente os jornais franceses e espanhois, afirma hoje que o futuro do Dakar está em risco.

Os periodicos franceses são os mais fortes no aviso do fim da mais mediatica prova automobilistica, enquanto os espanhois são mais moderados. Mas em qualquer destes países, o fim do Dakar parece uma notícia confirmada.


O Libération escreve hoje que "a anulação desta edição do Dakar pode bem significar a morte dos Rali-Raids no continente africano" e considera "muito difícil" haver uma 31ª Edição, apesar dos organizadores dizerem que tudo vão fazer para se realizar um Dakar em 2009.

O Figaro lança uma notícia sobre o mesmo tema, dando-lhe o título "Rali Dakar vitima de terrorismo". No corpo dessa informação pode-se ler que "inevitavelmente a questão sobre o futuro do Rali tem que ser colocada em cima da mesa, pois este já foi ameaçado num grande número de países africanos, que atravessa desde as suas primeiras edições".

No France Soir também reina o pessimismo, com o jornal a publicar hoje que "a prova parece em perigo devido à destabilização da zona por risco terrorista".

Obviamente que o mesmo tema não podia faltar na maior publicação desportiva francesa. O L'Equipe escreve que "o futuro dirá se a realização de um Dakar em solo africano está ainda no domínio do possível", acrescentando que "como é evidente, para o primeiro acontecimento desportivo de renome internacional directamente anulado devido ao terrorismo, o aumento do perigo no norte do continente não leva ao optimismo".


Apesar da imprensa espanhola ser mais branda num aviso de fim do Dakar, não faltam jornais que noticiam que esse facto pode vir a acontecer.

O El Mundo afirma que a rede terrorista Al Qaeda "matou o Dakar" e que a anulação da prova representa um grande "desastre económico" e uma má notícia para a Africa.

Para os jornais ABC e Razon, o grupo terrorista liderado por Bin Laden também é o grande culpado do cancelamento da prova deste ano. Os titulos que se podiam ler nestas publicações apresenta bem isso: "Al Qaeda liquida Dakar" ou "Al Qaeda dinamita Dakar".

O maior desportivo espanhol, o jornal Marca, também não faltou à critica da rede terrorista e escreve que "Bin Laden sabotou o Dakar".

O único que não fala directamente na Al Qaeda é o jornal regional catalão La Vanguardia, que mesmo assim afirma que "o Dakar esta ferido de morte".


A terminar, recorde-se que o Rali Lisboa-Dakar era para ser disputado a partir de hoje até ao dia 20 de Janeiro, mas ontem, a organização resolveu cancelar a prova devido a ameaças terroristas na Mauritânia, confirmadas pelo governo frances que aconselhou os seus cidadãos a não visitarem aquele país africano, depois de lá terem sido mortos, ainda por razões inexplicaveias, 4 turistas franceses.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Fotos: Lusa (Brasil) e O Jogo