Sport Blog - Ralis

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

domingo, janeiro 06, 2008

Anulação do Dakar'2008 "dá" prejuizos aos países por onde passava a prova

Enquanto alguns perdem o tempo em contas fúteis, outros lidam com a realidade dos números duros provocados pela anulação do Dakar'2008.

E por muito que organizações como as equipas de fábrica percam, o maior prejuízo vai para os países onde passa a prova, especialmente os africanos, mais débeis.

O governo do Senegal, cuja capital, Dakar, acolhe a chegada, estima a perda em cerca de 2 milhões de euros.

A Mauritânia, país onde, de acordo com informações recolhidas pelos serviços secretos franceses, estavam planeados os atentados, junta danos financeiros aos de imagem.

Soube-se, entretanto, que só Lisboa terá encaixado mais de 15 milhões de euros de retorno em 2007.

Para este ano, o Estado entrou com uma verba na ordem dos 3 milhões de euros que compôs o orçamento entre os 5 e os 6 milhões da parte portuguesa da organização, a Lagos Sport.

Ontem, na SIC Notícias, o principal responsável da empresa, João Lagos, admitiu: "Temos as nossas responsabilidades perante os nossos parceiros. Não espero problemas e compreendo que tenham expectativas de ser ressarcidos" .

Lagos adiantou ainda que a organização francesa, a ASO, "é a dona do Dakar e será ela que terá de decidir quanto às indemnizações [a concorrentes, patrocinadores e parceiros]. Mas não se sabe se os seguros cobrem esta situação na totalidade".

Ontem já tinham sido restituídos os valores das inscrições aos 556 concorrentes (13 mil euros por moto e 22.500/carro).

Em comunicado, a organização revelou que "foi estabelecida uma metodologia única para ser usada pelas duas organizações", que permitirá proceder a indemnizações a partir de amanhã.

Sobre 2009, Lagos reafirmou: "Não sei se haverá mas, como sou optimista, a realizar-se, Lisboa voltará a ser o palco da grande partida".

Mas o peso é grande mesmo para os mais ricos. Dominique Serieys, director do Team Mitsubishi, revelou ontem que "o retorno mediático esperado era de 35 a 40 milhões de euros" – segundo apurámos, os orçamentos das grandes equipas rondam os 50 milhões de euros.

Serieys termina frisando que, "após a cedência [aos terroristas], o formato africano do Dakar chegou ao fim".


Por António Espanhol, jornalista "Record"

Fotos: Lusa (Brasil) e O Jogo