Sport Blog - Ralis

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quarta-feira, março 04, 2009

Campeonato Nacional de Ralis arranca este fim-de-semana com a realização do Rali Torrié

A 43ª Edição do Campeonato Nacional de Ralis começa no próximo fim-de-semana, na zona do Alto Minho, com a realização do Rali Torrié.

Num ano marcado pela crise económica à escala mundial, o CPR contará apenas com 27 pilotos, um número que apesar de não ser desprestigiante, constitui um motivo de preocupação.

Em declarações ao Autosport, Fernando Batista, histórico dirigente do Targa Clube e presidente da Comissão Organizadora do 1ª Rali da época, referiu que "toda a gente trabalhou muito e com grande sacrifício para que esta prova pudesse oferecer o maior retorno possível aos patrocinadores. Contudo, há situações que nos ultrapassam e para as quais somos impotentes".

Relativamente à parte desportiva, podemos dizer que Bruno Magalhães é o principal favorito à conquista do Campeonato. O piloto venceu o Rali Torrié nos últimos dois anos e em 2009 quer "tripetir" o feito: "Estou muito ansioso. Já estava com saudades de Ralis em piso de terra. Adoro este Rali, e vou fazer de tudo para ganhar o Torrié pela 3ª vez consecutiva".

O Bi-campeão nacional acrescentou ainda que não sabe se vai marcar presença "em todo o Campeonato. Mas o objectivo este ano não é fazer tudo, mas sim pensar Rali a Rali, e tentar amealhar o máximo de pontos possível".

O principal opositor de Bruno Magalhães será Vitor Pascoal, que conduzirá um Pegeout 207 S2000. O piloto do "leão francês" refere que "o Campeonato será muito complicado, pois o nosso projecto só foi confirmado em cima da hora. Não deu tempo para me adaptar ao carro, nem para testá-lo, mas estou motivado e espero lutar por um dos lugares do pódio".

Outro dos pilotos que poderá fazer uma "gracinha" no CRP, é Adruzilo Lopes, que ainda não sabe qual dos Subaru Imprenza vai utilizar (o novo N2009 ou o antigo N12). No entanto o piloto está motivado para "lutar pela vitória no Grupo N. Contudo, nesta altura, só tenho orçamento para a primeira metade da época, o que me limita um pouco, mas estou esperançado em fazer um bom CRP".

Quem também gostaria de vencer o Grupo N era Fernando Peres, mas "infelizmente não tenho carro para isso. O Mitsubishi é fiável, está no topo da maturidade, mas não é tão rápido como os S2000. Aliás, vamos para esta prova já conscientes de que iremos ser 2 segundos, por quilómetro, mais lentos que os Peugeot".

Além destes 2 pilotos (Adruzilo e Peres), o contigente do Grupo N será composto por Pedro Meires e Nuno Barroso Pereira (ambos em Subaru Impreza), o campeão açoriano Ricardo Moura (em Mitsubishi Evo IX) e Ricardo Teodósio (Citroen Saxo), que se encontra "bastante triste" pelo facto de ter de guiar o carro do irmão, pois não conseguiu "arranjar um patrocinador" que lhe permitisse ter o seu "próprio carro".


Em 2009, o CPR irá ser dividido em "duas divisões" (o CRP1 e o CRP2). No Campeonato reservado aos carros de 2 litros/2 Rodas Motrizes (CRP2) os principais candidatos à vitória são Pedro Leal (que ainda não confirmou a sua inscrição), Francisco Barros Leite, Paulo Antunes, Frederico Gomes, Paulo Neto e Armando Oliveira.

Todos estes pilotos estão bastante motivados, até Pedro Leal que ainda não sabe se o seu Fiat Stilo Multijest vai sair para a estrada: "Faltam-me alguns apoios, e por isso ainda não posso dizer se vou estar à partida".

Já Francisco Barros Pereira irá fazer todo o campeonato e para isso conta com o apoio da Seat Portugal que lhe "ofereceu" um Leon FR TDI "novinho em folha". O piloto ainda não sabe como é que "o carro se vai portar nos troços de terra", mas mesmo assim está preparado "para vencer, e para dar luta aos outros pilotos".

Além dos favoritos, ainda participam no CRP2 "os corredores" Carlos Matos (Renault Clio S1600) e o estreante Manuel Inácio (Renault Clio R3).



Programa do Rali Torrié

Sábado, 7 de Março:

15h30 - Partida Simbólica (Póvoa de Lanhoso)
15h35 - Reagrupamento (Póvoa de Lanhoso)
15h45 - PEC 1 (Maria da Fonte - Maria da Fonte)
15h50 - Reagrupamento (Póvoa de Lanhoso)
16h40 - PEC 2 (Arcas - Rendufinho)
17h05 - PEC 3 (Rendufinho - Anissó)
18h10 - PEC 4 (Anissó - Rendufinho)
18h35 - PEC 5 (Rendufinho - Anissó)
19h15 - PEC 6 (Anissó - Terra de Ouro)
20h15 - Chegada (Terra de Ouro)

Domingo, 8 de Março:

08h45 - Partida Simbólica (Terra de Ouro)
09h10 - Reagrupamento (Vieira do Minho)
09h50 - PEC 7 (Agra - Serradela)
10h25 - PEC 8 (Serradela - Serradela)
11h00 - PEC 9 (Serradela - Agra)
11h40 - Reagrupamento (Vieira do Minho)
12h35 - PEC 10 (Vieira do Minho - Vieira do Minho)
13h05 - PEC 11 (Vieira do Minho - Serradela)
13h35 - PEC 12 (Serradela - Serradela)
14h00 - PEC 13 (Serradela - Agra)
14h45 - Reagrupamento (Vieira do Minho)
14h55 - PEC 14 (Vieira do Minho - Vieira do Minho)
15h30 - Reagrupamento (Vieira do Minho)
15h50 - Chegada (Vieira do Minho)


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Autosport