Campeonato Açoriano de Ralis: Ricardo Moura vence Rali GDC
A dupla campeã dos Açores, Ricardo Moura/Sancho Eiró, voltou a confirmar a supremacia do seu Mitsubishi Lancer Evo 9, vencendo com tranquilidade o Rali GDC, penúltima prova do Campeonato Açoriano de Ralis.
O piloto do Team Além Mar mostrou mais uma vez que não tem adversários à sua altura, pois andou quase toda a prova a ritmo de passeio.
Nem mesmo os Mitsubishi Lancer Evo de Pedro Câmara e Ricardo Carmo (2º e 3º classificados, respectivamente) conseguiram travar a supremacia do piloto micaelense, que dominou o Rali da 1ª à última PEC.
Fora do pódio ficaram Rui Torres e Paulo Rego, que disputaram um interessante duelo pela 4ª posição. Torres acabou por conseguir o importante lugar, ficando mais à vontade na classificação geral da categoria "2 rodas motrizes", pois o seu grande rival Pedro Vale acabou por desistir logo na 1ª PEC, devido a problemas mecânicos.
Na prova reservada aos carros com 1600cc, Sérgio Silva foi o primeiro líder, mas um pequeno despiste na 2ª PEC fê-lo abandonar prematuramente o Rali. Quem aproveitou o azar do piloto açoriano foi Paulo Maciel, que conseguiu ganhar a luta que travou com o campeão Carlos Costa.
Fernando Menezes também andou rápido e poderia até ter-se intrometido na luta pela vitória; mas na 2ª passagem pela Tronqueira, Menezes acabou por embater numa árvore, pondo um ponto final na sua participação no Rali GDC.
O acidente do piloto da Citroen Saxo motivou a grande polémica desta prova: devido ao despiste, a PEC teve de ser anulada e os concorrentes ficaram com os mesmos tempos que tinham antes desta classificativa, o que motivou o protesto daqueles que tinham concluído a especial à frente dos seus adversários.
Com esta decisão, alguns pilotos acabaram por sair fortemente penalizados, sendo o caso mais flagrante o de Milton Resende, que tinha ganho mais de 3 minutos a José Paula, relegando o piloto da Wolkswagen para a 3ª posição, garantindo assim o título da categoria VSH. Com a anulação dos tempos, Paula subiu para o 2º lugar e ainda continua na luta pelo título de campeão.
Na categoria F3, Tiago Mota foi o mais rápido, ficando à frente de Ricardo Pereira e Fernando Casanova, 2º e 3º respectivamente. O piloto do Citroen C2 acabou na 20º posição da geral, sendo também um dos muitos prejudicados pela "história" dos tempos.
Na prova reservada aos veículos F2, Sandro Andrade dominou, beneficiando da desistência de João Faria, enquanto Olavo Esteves subiu para a 2ª posição na penúltima PEC, ganhando vários minutos a Augusto Ponte. No entanto, a anulação dos tempos dessa PEC prejudicou Esteves, que se viu relegado para o 3º lugar.
No Troféu Feminino, a vencedora foi Carla Rosado, que desta vez conseguiu levar o seu Citroen Saxo até ao final, seguida de perto por Raquel Rodrigues (2ª) e Diana Coelho (3ª), que continuam na luta pelo título desta categoria.
Sérgio Cardoso venceu com total liberdade a prova do Trofeu OEC/Açorlanda, pois foi o único participante, enquanto Nuno Oliveira, António Martins e Eduardo Andrade ocuparam o pódio da categoria Copitu 2 (Troféu Toyota).
Entre os VSH, Milton Resendes foi o vencedor, mas acabou prejudicado pela "história" dos tempos, pois José Paula conseguiu assegurar a 2ª posição, mantendo-se ainda na luta pela conquista do Troféu. Em 3º lugar, terminou Henrique Ponte, que se superiorizou ao irmão Rafael por apenas 10s.
Na competição reservada aos Toyota Celica, os irmãos Romeiro (César e Emanuel) dominaram a prova, pois Marco Pinto desistiu durante a 1ª etapa, mas mantêm-se na liderança do Troféu.
Classificação do Rali GDC:
1º Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo 9) - 1h18m10s
2º Pedro Câmara (Mitsubishi Lancer Evo 8) - a 3m14s
3º Ricardo Carmo (Mitsubishi Lancer Evo 9) - a 3m31s
4º Rui Torres (Mitsubishi Lancer Evo 9) - a 4m22s
5º Paulo Rego (Mitsubishi Lancer Evo 9) - a 4m55s
6º Paulo Maciel (Citroën Saxo) - a 5m21s
7º Carlos Costa (Citroën C2 R2 GT) - a 6m17s
8º Ricardo Pereira (Skoda Fabia TDI) - a 7m41s
9º Tiago Mota (Citroën Saxo) - a 8m09s
10º Sandro Andrade (Fiat Punto HGT) - a 8m37s
11º Marco Medeiros (Citroën Saxo) - a 11m23s
12º Francisco Marques (Nissan Micra 1.3) - a 13m11s
13º Carla Rosado (Citroën Saxo) - a 13m12s
14º Bruno Amaral (Citroën C2 R2 GT) - a 14m02s
15º Nuno Oliveira (Toyota Starlet) - a 14m11s
16º Ruben Rodrigues (Citroën Saxo) - a 14m25s
17º Augusto Ponte (Toyota Corolla T-Sport) - a 15m01s
18º Olavo Esteves (Renault Clio 2.0 RS) - a 15m56s
19º Sérgio Cardoso (Renault Clio 1.2) - a 16m32s
20º Fernando Casanova (Citroën C2 S1600) - a 18m11s
21º António Martins (Toyota Yaris) - a 18m15s
22º Raquel Rodrigues (Skoda Fabia TDI) - a 19m02s
23º Eduardo Andrade (Toyota Yaris) - a 23m30s
24º Énio Medeiros (Citroën Saxo) - a 34m46s.
Categoria VSH:
1º Milton Resendes (Peugeot 106 Rally) - 1h29m36s
2º José Paula (Volkswagen Golf Rallye G60) - a 1m11s
3º Henrique Ponte (Peugeot 205 GTI) - a 4m00s
4º Rafael Ponte (Peugeot 309 GTI) - a 4m10s
5º César Romeiro (Toyota Celica 2.0) - a 8m04s
6º João Torres (Seat Ibiza) - a 9m39s.
Líderes dos vários Troféus:
Absoluto: Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo 9) - 45 pontos
Grupo A: Carlos Costa (Citroen C2 R2 GT) - 92 pontos
Grupo N: Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo 9) - 100 pontos
1600 cc: Carlos Costa (Citroen C2 R2 GT) - 85 pontos
1601-2000 cc: Olavo Esteves (Renault Clio 2.0 RS) - 48 pontos
Troféu Feminino: Raquel Rodrigues (Skoda Fabia TDI) - 36 pontos
Troféu OEC/Açorlanda: Sérgio Cardoso (Renault Clio 1.2) - 148 pontos
Troféu OEC/Copitu 2: Nuno Oliveira (Toyota Starlet) - 146 pontos
VSH: Milton Resendes (Pegeout 106 Rally) - 45 pontos
Jornalista: João Miguel Pereira
Foto: Motor
O piloto do Team Além Mar mostrou mais uma vez que não tem adversários à sua altura, pois andou quase toda a prova a ritmo de passeio.
Nem mesmo os Mitsubishi Lancer Evo de Pedro Câmara e Ricardo Carmo (2º e 3º classificados, respectivamente) conseguiram travar a supremacia do piloto micaelense, que dominou o Rali da 1ª à última PEC.
Fora do pódio ficaram Rui Torres e Paulo Rego, que disputaram um interessante duelo pela 4ª posição. Torres acabou por conseguir o importante lugar, ficando mais à vontade na classificação geral da categoria "2 rodas motrizes", pois o seu grande rival Pedro Vale acabou por desistir logo na 1ª PEC, devido a problemas mecânicos.
Na prova reservada aos carros com 1600cc, Sérgio Silva foi o primeiro líder, mas um pequeno despiste na 2ª PEC fê-lo abandonar prematuramente o Rali. Quem aproveitou o azar do piloto açoriano foi Paulo Maciel, que conseguiu ganhar a luta que travou com o campeão Carlos Costa.
Fernando Menezes também andou rápido e poderia até ter-se intrometido na luta pela vitória; mas na 2ª passagem pela Tronqueira, Menezes acabou por embater numa árvore, pondo um ponto final na sua participação no Rali GDC.
O acidente do piloto da Citroen Saxo motivou a grande polémica desta prova: devido ao despiste, a PEC teve de ser anulada e os concorrentes ficaram com os mesmos tempos que tinham antes desta classificativa, o que motivou o protesto daqueles que tinham concluído a especial à frente dos seus adversários.
Com esta decisão, alguns pilotos acabaram por sair fortemente penalizados, sendo o caso mais flagrante o de Milton Resende, que tinha ganho mais de 3 minutos a José Paula, relegando o piloto da Wolkswagen para a 3ª posição, garantindo assim o título da categoria VSH. Com a anulação dos tempos, Paula subiu para o 2º lugar e ainda continua na luta pelo título de campeão.
Na categoria F3, Tiago Mota foi o mais rápido, ficando à frente de Ricardo Pereira e Fernando Casanova, 2º e 3º respectivamente. O piloto do Citroen C2 acabou na 20º posição da geral, sendo também um dos muitos prejudicados pela "história" dos tempos.
Na prova reservada aos veículos F2, Sandro Andrade dominou, beneficiando da desistência de João Faria, enquanto Olavo Esteves subiu para a 2ª posição na penúltima PEC, ganhando vários minutos a Augusto Ponte. No entanto, a anulação dos tempos dessa PEC prejudicou Esteves, que se viu relegado para o 3º lugar.
No Troféu Feminino, a vencedora foi Carla Rosado, que desta vez conseguiu levar o seu Citroen Saxo até ao final, seguida de perto por Raquel Rodrigues (2ª) e Diana Coelho (3ª), que continuam na luta pelo título desta categoria.
Sérgio Cardoso venceu com total liberdade a prova do Trofeu OEC/Açorlanda, pois foi o único participante, enquanto Nuno Oliveira, António Martins e Eduardo Andrade ocuparam o pódio da categoria Copitu 2 (Troféu Toyota).
Entre os VSH, Milton Resendes foi o vencedor, mas acabou prejudicado pela "história" dos tempos, pois José Paula conseguiu assegurar a 2ª posição, mantendo-se ainda na luta pela conquista do Troféu. Em 3º lugar, terminou Henrique Ponte, que se superiorizou ao irmão Rafael por apenas 10s.
Na competição reservada aos Toyota Celica, os irmãos Romeiro (César e Emanuel) dominaram a prova, pois Marco Pinto desistiu durante a 1ª etapa, mas mantêm-se na liderança do Troféu.
Classificação do Rali GDC:
1º Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo 9) - 1h18m10s
2º Pedro Câmara (Mitsubishi Lancer Evo 8) - a 3m14s
3º Ricardo Carmo (Mitsubishi Lancer Evo 9) - a 3m31s
4º Rui Torres (Mitsubishi Lancer Evo 9) - a 4m22s
5º Paulo Rego (Mitsubishi Lancer Evo 9) - a 4m55s
6º Paulo Maciel (Citroën Saxo) - a 5m21s
7º Carlos Costa (Citroën C2 R2 GT) - a 6m17s
8º Ricardo Pereira (Skoda Fabia TDI) - a 7m41s
9º Tiago Mota (Citroën Saxo) - a 8m09s
10º Sandro Andrade (Fiat Punto HGT) - a 8m37s
11º Marco Medeiros (Citroën Saxo) - a 11m23s
12º Francisco Marques (Nissan Micra 1.3) - a 13m11s
13º Carla Rosado (Citroën Saxo) - a 13m12s
14º Bruno Amaral (Citroën C2 R2 GT) - a 14m02s
15º Nuno Oliveira (Toyota Starlet) - a 14m11s
16º Ruben Rodrigues (Citroën Saxo) - a 14m25s
17º Augusto Ponte (Toyota Corolla T-Sport) - a 15m01s
18º Olavo Esteves (Renault Clio 2.0 RS) - a 15m56s
19º Sérgio Cardoso (Renault Clio 1.2) - a 16m32s
20º Fernando Casanova (Citroën C2 S1600) - a 18m11s
21º António Martins (Toyota Yaris) - a 18m15s
22º Raquel Rodrigues (Skoda Fabia TDI) - a 19m02s
23º Eduardo Andrade (Toyota Yaris) - a 23m30s
24º Énio Medeiros (Citroën Saxo) - a 34m46s.
Categoria VSH:
1º Milton Resendes (Peugeot 106 Rally) - 1h29m36s
2º José Paula (Volkswagen Golf Rallye G60) - a 1m11s
3º Henrique Ponte (Peugeot 205 GTI) - a 4m00s
4º Rafael Ponte (Peugeot 309 GTI) - a 4m10s
5º César Romeiro (Toyota Celica 2.0) - a 8m04s
6º João Torres (Seat Ibiza) - a 9m39s.
Líderes dos vários Troféus:
Absoluto: Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo 9) - 45 pontos
Grupo A: Carlos Costa (Citroen C2 R2 GT) - 92 pontos
Grupo N: Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo 9) - 100 pontos
1600 cc: Carlos Costa (Citroen C2 R2 GT) - 85 pontos
1601-2000 cc: Olavo Esteves (Renault Clio 2.0 RS) - 48 pontos
Troféu Feminino: Raquel Rodrigues (Skoda Fabia TDI) - 36 pontos
Troféu OEC/Açorlanda: Sérgio Cardoso (Renault Clio 1.2) - 148 pontos
Troféu OEC/Copitu 2: Nuno Oliveira (Toyota Starlet) - 146 pontos
VSH: Milton Resendes (Pegeout 106 Rally) - 45 pontos
Jornalista: João Miguel Pereira
Foto: Motor
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home