Sport Blog - Ralis

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

terça-feira, agosto 25, 2009

World Cup Pegeout Rally: Marca francesa apresenta o seu novo 207 Rally em Ribeirão Preto

A Pegeout Sport apresentou no passado fim-de-semana, durante a última etapa da World Cup Pegeout Rally (disputada em Ribeirão Preto, Brasil), o 207 Rally da marca francesa, que não é mais do que um 207 normal com algumas transformações.

Até agora, o 207 só podia ser conduzido normalmente em terreno asfaltado, como qualquer carro; mas com as novas alterações, a Pegeout propõe levar até aos condutores do dia-a-dia as sensações dos automóveis de competição.

O novo Rally tem um motor de 140 cavalos (mais 27 que o normal), suspensões mais "duras" (que aguentam as "ondulações" das estradas de terra), volante mais maleável e travões mais sensíveis.

Para além destas alterações, convém referir também que o propulsor do 207 Rally tem "um novo bico injector e uma vela de menor grau térmico que suporta as altas temperaturas do motor", segundo os engenheiros da marca francesa.

No interior do veículo, as portas foram reforçadas com 2 tubos de aço cruzados, os bancos traseiros desapareceram para dar lugar às barras de estabilização, e os bancos da frente foram substituídos por 2 Sparco em forma de concha, de modo a "encaixar" na perfeição o condutor e o co-piloto.

Os cintos foram modificados (são maiores que os do 207 normal) e a carroçaria está toda protegida por uma grande camada de aço fundido, que deu lugar ao ar condicionado, pois a segurança dos passageiros é mais importante que o conforto do veículo.


Quanto à prova propriamente dita, o Pegeout não se portou nada mal (ficou a meio da tabela), mas ainda assim "tremia" bastante nas curvas com um desnível acentuado. Outra das dificuldades foi ouvir as indicações do navegador, pois o "ronco" do motor é demasiado alto.

Em relação às acelerações em recta e às manobras mais complicadas, o novo 207 Rally respondeu bem a todas as solicitações.

As suspensões aguentaram os imensos desníveis do terreno e a caixa de velocidades, mesmo sendo mais "longa" (7 marchas em vez das normais 6) foi fiável.


Depois deste pequeno teste, a Pegeout adiantou que o carro irá participar nos Ralis amadores de 2010, estando agora a preparar-se para arranjar dois pilotos que tragam patrocínios na ordem dos 30 mil euros (€ 30.000), e que estejam dispostos a investir num carro de corrida, pois a equipa só pagará a inscrição e o transporte dos veículos.


Jornalista: João Miguel Pereira

sexta-feira, agosto 21, 2009

Mitsubishi Brasil Cup: Poços de Caldas recebe 4ª Etapa

A cidade brasileira de Poços de Caldas (Estado de Minas Gerais) será palco da 4ª Etapa da Mitsubishi Brasil Cup, prova de TT que conta apenas com carros da marca dos "3 diamantes".

A organização espera a participação de mais de 70 equipas, que serão divididas pelas categorias L200 Triton RS, L200 RS e TR4R.

A corrida será disputada numa zona montanhosa, perto da Rodovia do Contorno, conhecida por possuir fontes e nascentes com "água milagrosa", muito usada nos tratamentos para a artrite reumatóide e para as alergias que causam problemas respiratórios.

A competição terá um total de 78 Km (3 voltas a um percurso de 26 Km de extensão), percorridos num terreno sinuoso, técnico, rápido, com muito cascalho, "curvas cegas" e lençóis de água.

Apesar do mineiro Julio Bonache correr esta etapa em casa, o piloto revelou ao site Rondônia ao Vivo que este facto "não significa nada, porque nunca foi realizada uma prova em Poços de Caldas", por isso "todos os concorrentes partem do zero" ou seja, "em igualdade de condições".

Sobre o percurso, Bonache disse que é "muito montanhoso, cheio de cascalho, difícil e perigoso, bem diferentes das outras etapas", o que irá levar a preparar uma estratégia diferente: "Primeiro, há que ter cautela na volta inicial, de modo a não comprometer o resultado; depois, é prego a fundo".

Após quase 2 meses sem corridas, pois a 3ª Etapa desta competição (marcada para 25 de Julho) foi cancelada devido às fortes chuvadas que caíram na Penha (Estado de Santa Catarina), os pilotos estão ansiosos para voltar à competição, como explicou Bonache: "Todo o Mundo está ansioso para participar na prova. Já são dois meses sem corridas, o que é muito tempo. Eu até acho que uma semana sem provas é demais, então imagina o que eu penso de dois meses".

Apesar da prova estar marcada para o dia 29 de Agosto, a animação começa logo na manhã do dia 28 com a vistoria técnica dos veículos de competição, que será realizada no Parque Industrial José Afonso Junqueira. Nesse mesmo dia será oferecido um jantar, a todas as comitivas, no Teatro Benigno Gaiga.

No Sábado, a corrida começará às 8h30 e a entrega de prémios será feita no Hotel Monreale, por volta das 17h00 (hora local, 21h00 em Portugal Continental).


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Rondônia Racing

segunda-feira, agosto 17, 2009

Corridas de Perícia: Kartódromo e Autódromo de Palmela recebe 6ª edição do "Braga Internacional Tunning Show"

O Kartódromo e Autódromo de Palmela recebeu no passado fim-de-semana a 6ª edição do já famoso festival "Braga Internacional Tunning Motor Show".

Apesar de ser um evento sobre carros modificados, que não podem andar na estrada, por ser ilegal, houve bastantes participantes que trouxeram os seus automóveis normais.

A concentração contou com a participação de cerca de 40000 pessoas e 3000 carros modificados, trazidos por particulares e pelas empresas Art Tunning Club e Rádio Popular.

Para além dos habituais espectáculos neste tipo de eventos, como a festa da piscina, a festa dos insufláveis ou os desfiles em lingerie, houve também uma corrida de perícia, vencida pelo piloto do Porto, José Carlos Silva.

Atrás do portuense ficaram Helena Silva, de Pinhal Novo, e José Castro, de Lisboa, também eles fãs do tunning.

Ao Jornal de Notícias, o vencedor da prova revelou que "o tunning é um espectáculo" acrescentando que "em Portugal, esta prática é ilegal porque a maior parte das pessoas só utilizam os carros modificados para fazerem corridas de «racha». Mas o tunning é mais do que isso; basta ir a Espanha, a França ou à Dinamarca para perceber o que é o tunning. Lá a prática é legal e, pelo o que sei, ainda não morreu ninguém devido ao tunning".

Helena Silva disse que, para ela, o tunning estava mais ligado à música, porque a única alteração que o seu Audi TT verde tem é "o espaço para as colunas", que foi aumentado de modo a poder receber um amplificador Audison Thesis HV Venti, que custa "cerca de 5000 euros".

Já José Castro, que tem dois Smarts e um TT personalizado, referiu que pretende abrir "um stand de carros modificados", mas para isso aconteça tem que "esperar que a legislação saia", o que, na opinião do tunner, "já deveria ter acontecido há muito tempo".


Jornalista: João Miguel Pereira

segunda-feira, agosto 03, 2009

Rali Vinho da Madeira: Giandomenico Basso vence prova e assume liderança do Campeonato Europeu de Ralis

O piloto italiano Giandomenico Basso (Fiat Abarth Grande Punto S2000) foi o grande vencedor do Rali Vinho da Madeira, 8ª prova do Campeonato Nacional de Ralis, do Campeonato Europeu de Ralis, do Campeonato Madeirense de Ralis e do IRC (Internacional Rally Championship).

Basso assumiu o comando na 2ª PEC e a partir daí foi amealhando segundos atrás de segundos, até ter uma vantagem confortável sobre o 2º classificado, o português Bruno Magalhães (Pegeout 207 S2000).

A 4 PECs do fim, o italiano fez um peão e perdeu 8 segundos, o que ainda deu uma pequena esperança ao piloto luso, que tudo fez para chegar ao comando, ficando apenas a 3 segundos de Basso.

Com esta vitória, o piloto da Fiat Abarth isolou-se no primeiro lugar do Campeonato Europeu com 58 pontos, mais 8 que o polaco Michael Solowow (9º na Madeira) e 10 que o compatriota Corrado Fontana (8º neste Rali).

Em relação ao Campeonato Nacional de Ralis, Bruno Magalhães foi o vencedor desta prova, ficando agora com 4 pontos de vantagem sobre Vitor Pascoal, que não foi além do 5º lugar nesta categoria (12º na geral).

No terceiro lugar do Rali Vinho da Madeira ficou Alexandre Camacho, que passa a liderar o Campeonato Madeirense de Ralis a apenas 1 ponto de Miguel Nunes, que conseguiu o 2º lugar entre os pilotos da casa (7º na geral).

Na 4ª posição terminou o francês Nicolas Vouilloz (Pegeout 207 S2000), seguido de muito perto pelo britânico Kris Meeke (Pegeout UK), que continua na liderança do IRC.


A terminar, recorde-se que o Rali Vinho da Madeira foi disputado em 2 etapas (num total de 21 PECs), debaixo de um sol escaldante e com a presença de milhares de espectadores espalhados pelas sinuosas estradas da Ilha da Madeira.


Classificação Top 10:

1º Giandomenico Basso (ITA/Fiat Abarth Grande Punto S2000) - 3h09m55s
2º Bruno Magalhães (POR/Peugeot 207 S2000) - a 3s
3º Alexandre Camacho (POR/Peugeot 207 S2000) - a 41s
Nicolas Vouilloz (FRA/Peugeot 207 S2000) - a 49s
5º Kris Meeke (GRB/Peugeot UK) - a 1m21s
Freddy Loix (BEL/Peugeot 207 S2000) - a 1m28s
Miguel Nunes (POR/Peugeot 207 S2000) - a 4m57s
Corrado Fontana (ITA/Peugeot 207 S2000) - a 5m50s
Michal Solowow (POL/Peugeot 207 S2000) - a 7m29s
10º Filipe Freitas (POR/Renault Clio S1600) - a 10m22s


Jornalista: João Miguel Pereira

domingo, agosto 02, 2009

Rali Vinho da Madeira: Filipe Freitas sagra-se campeão regional das categorias "S1600" e "duas rodas motrizes"

O piloto madeirense Filipe Freitas sagrou-se esta tarde campeão regional de ralis (Categoria S1600 e 2 rodas motrizes), ao terminar o Rali Vinho da Madeira na 1ª posição das referidas categorias (10º da geral).

Na mesma competição, destaque ainda para a prestação de João Silva (Renault Clio), que terminou a prova na 2ª posição, somando assim 8 pontos, que lhe garantem o vice-campeonato.

Quem também pode festejar o título de campeã regional é Isabel Ramos, que foi a única concorrente feminina a terminar o Rali Vinho da Madeira.

No Agrupamento de Produção, João Magalhães ficou a um passo de se sagrar campeão regional desta categoria, ao terminar o Rali no 13º posto da geral, mas à frente dos rivais Rui Pinto, Adruzilo Lopes e Rui Madeira.

O piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX somou 40 pontos, enquanto Rui Pinto apenas obteve 34, o que dá a Magalhães uma vantagem de 8 pontos na classificação geral, bastando-lhe uma vitória numa das últimas duas provas do Campeonato da Madeira de Ralis, para poder festejar mais um título regional.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Jornal da Madeira

sábado, agosto 01, 2009

Rali Vinho da Madeira: Alexandre Camacho lidera Categoria Regional

O piloto madeirense Alexandre Camacho é o líder da categoria regional do Rali Vinho da Madeira, depois de disputada a 1ª Etapa da prova.

O campeão madeirense em título, Miguel Nunes, está na 2ª posição, mas já muito afastado de Camacho, pois leva 2m44s de atraso para o líder do Campeonato da Madeira.

No terceiro lugar está Filipe Freitas (a 6m03s do 1º lugar da geral), que lidera as categorias S1600 e duas rodas motrizes.

Na 4ª posição geral, e em 2º nas competições acima referidas, está João Silva, que depois de duas desistências no Campeonato Regional, voltou a mostrar-se muito competitivo.

O 5º posto é ocupado por João Magalhães, que terminou a 1ª Etapa do Rali Vinho da Madeira com 14s de vantagem sobre Rui Pinto (6º). Caso se mantenha este resultado, João Magalhães continuará a liderar o Agrupamento de Produção Madeirense, mas aumentará a vantagem sobre o seu mais directo rival para 5 pontos.

No Troféu Feminino, a liderança pertence a Isabel Ramos (Renault Clio), que terminou a 1ª tirada da prova com 14m48s de vantagem sobre Carolina Costa, que também compete com um carro da marca francesa.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Jornal da Madeira